Moda Pintura Roupa Tribos Indígenas Maquiagem 1

Se voltarmos para a origem dos tecidos vemos que as diversas técnicas de tingimento começaram nas tribos indígenas que se apropriavam da matéria-prima oferecida pela natureza para tingir os fios e confeccionar roupas que realmente expressavam suas origens, seu lugar de  pertencimento. Podemos ir além e pensar que algumas tribos específicas sequer usam vestimentas típicas, pelo menos não são confeccionadas em matéria têxtil, mas sim pintura sob a pele. Essa foi uma das discussões que tive na aula “O Mundo Sem Moda” na pós-graduação na USP, que abriu meus olhos para a reflexão a seguir.

Já pararam para pensar que Pele também é Tecido? Pois bem, o tecido epidérmico que nos reveste, que é permeável somente de dentro para fora, protege nossos corpos do contato do interior com o mundo externo. Mas não deixa de ser tecido, é nosso primeiro invólucro, o primeiro revestimento que temos. Por isso que para que as pinturas tribais são comuns nos índios, que não se consideram nus quando estão “vestidos” de pigmentos em diversas cores e formas. As tintas saem da própria natureza ao seu redor, há o sentimento de pertencimento e integridade total com o ambiente e sua tribo; por isso as diferentes pinturas os diferenciam entre outras tribos indígenas.

Moda Pintura Roupa Tribos Indígenas Maquiagem 2

Pensando nisso dá para fazer um paralelo super interessante sobre a maquiagem – que tem a mesma origem em diferentes povos, a pintura sempre foi importante para mostrar a que tribo, ou estilo nos dias de hoje, você pertence. Antigamente um cor como o vermelho (urucum) só podia ser usada logo após o nascimento nas crianças como símbolo de proteção enquanto o preto (jenipapo) após a queda do cordão umbilical até a fase adulta para mostrar força. Essa simbologia é muito importante na hora de pensarmos como a pintura ainda faz parte do nosso dia a dia.

As meninas costumam usar maquiagem em tons de rosa e cores claras para mostrar a infantilidade, a fase lúdica. Já mulheres adultas sentem-se muito mais poderosas com um make preto esfumado, mostra força e sensualidade. Quem nunca ouviu a frase: “Índio quando se pinta quer guerra!” – hoje em dia é muito associada às mulheres que se maquiam para sair, quase um bordão né! A maquiagem pode ser tão importante quanto a roupa, aliás, a pintura também é vestimenta, expressa sua personalidade, estilo e sentimentos. Vale a pena pensar um pouco mais na origem das coisas, como a pintura da pele né!

Vocês já tinham pensado desse jeito?

Fotos: Reprodução
 
Item must-have! Romwe Off-white Aztec Tribal Cardigan por $15.99 no dia 06 de Março!

Frete grátis em até 30 dias de entrega!

http://www.romwe.com/romwe-offwhite-oversized-aztec-tribal-cardigan-p-69353.html

 
 
image001
 
Gostou do post? Compartilhe:
Facebook