Trend Alert Shape Cocoon 2

A silhueta em forma de casulo é também conhecida como Shape Cocoon, foi bem popular na década de 1960, inicialmente criada por Balenciaga. Os casacos em linha oval foram marcantes nessa época, afinal tem ombros super arredondados e um ar bem clássico.

A última coleção da marca trouxe de volta o Shape Cocoon em diversas releituras – em trench coats pretos bem básicos, em casacos esportivos e ainda em blusas que mesclam cetim e lã com ombros bem marcados. A princípio, achei que apenas a Balenciaga havia recriado seus próprios modelos, mas comecei a reparar que muitas marcas investiram nesse shape nas passarelas.

Esse foi o caso de Giambattista Valli que criou vestidos com cintura marcada e saia em linha A em uma explosão de volumes, Dolce&Gabbana aproveitou para criar um casulo como capuz em seu casaco longo e Carolina Herrera aproveitou fez um casaco curto com diversas texturas e tecidos.

Trend Alert Shape Cocoon 3

As peças criam uma silhueta ampla, porém bem rígida tanto nos modelos com mangas arredondadas ou volumosos como um todo. Presentes nas semanas de moda de Paris, Milão, Nova York e Londres, o Shape Cocoon já tem lugar cativo no inverno americano e europeu e também no SPFW.

Aliás, já estamos acostumadas com os ombros marcados graças à volta das ombreiras sugerida por Balmain há algumas temporadas – que virou tendência e não vai sair de moda tão cedo! Feitos em tecidos como tweed, e até mesmo o neoprene para versões diurnas.

O Shape Cocoon pode ser visto em mangas morcegos como na criação de Giorgio Armani, marcados com pedrarias como a de Hervé Leger ou ainda em trench coats e casacos bem volumosos com pelos, peles (fake, por favor!) e lã! Para usar as peças-casulo vale apostar em modelos justos na parte debaixo do corpo como calças skinny e saias lápis para compor a produção. Com tantas dicas, só falta a coragem porque é bem ousado e elegante!

Você curtiu o shape cocoon?

Fotos: Reprodução
Gostou do post? Compartilhe:
Facebook