Alta Costura Importância Haute Couture 3Nunca entendi muito bem quando a maioria das pessoas me perguntam: nossa, mas nada a ver esses desfiles de Alta Costura…alguém usa isso? – deve ser porque, para mim, sempre foi muito claro o papel da moda no desenrolar da sociedade contemporânea. Como essa pergunta é feita frequentemente e ontem começou a Semana de Alta CosturaSpring 2016 – em Paris, decidi fazer alguns comentários e explicar melhor para vocês tudo que tem por trás dos vestidos belíssimos feitos à mão. Sim, tem muito mais além do mérito criativo dos designers escolhidos pela Chambre Syndicale de la Haute Couture – desde 1968 – claro que somente a propriedade intelectual já valeria como resposta em uma economia criativa.

VEJA MAIS +++ Por quê Consumir é Errado?

+++ Você Sabia que Pintura Também é Roupa?

+++ Qual é o Seu Medo na Hora de se Vestir?

Alta Costura Importância Haute Couture 5

Somente as casas que receberam a designação de Haute Couture pelo Ministro da Indústria na França podem usar esse termo e tem normas bem específicas como: possuir um ateliê em Paris, apresentar duas coleções com pelo menos 35 looks (cada) anualmente e apenas vender peças sob encomenda com prova de roupa. Mas isso vai muito além!

Alta Costura Importância Haute Couture 2

A Haute Couture emprega milhares de pessoas na Europa, afinal, é preciso ter um staff de tempo integral com pelo menos 15 membros e toda sua produção é feita à mão com materiais de alta qualidade – característica principal da alta costura – e até o verso das roupas têm o mesmo acabamento da frente, ou seja, é um trabalho minucioso. Levam-se dias para terminar uma única peça e as maisons têm grandes ateliês, cada um responsável por uma parte desse processo. Portanto, a economia gira…e muito…por causa da Alta Costura!

Alta Costura Importância Haute Couture 4

Há alguns mercados emergentes consumidores das grandes maisons como a China, Índia e o Oriente Médio – são os grandes clientes em potencial além das celebridades de Hollywood. Falando nisso, a indústria cinematográfica tem muito a ver com a Alta Costura – essa semana em específico, que celebra o Verão 2016, é importantíssima para vestir as celebridades para o maior evento de cinema anual: o Oscar!

Sim, o Academy Awards acontece no dia 28 de fevereiro neste ano, mas sempre rola na mesma época, algumas semanas depois da Semana de Alta Costura. O evento é a maior publicidade que as maisons possam ter, porque é a sua chance de se mostrar para o mundo como potencial criativo ao vestir as celebridades e, claro, vender sonhos! Afinal, a moda é a única indústria movida por sonhos e desejos – sem isso, não poderia existir!

E aí, ainda vai perguntar porque existe Alta Costura?

Fotos: Reprodução

Gostou do post? Compartilhe:
Facebook