Consumo

Esses dias me peguei pensando sobre marcas, moda, ostentação, selfies e todos os outros comportamentos da sociedade atual, mas principalmente uma reflexão sobre a questão do consumo. Aprendemos desde cedo que o ato de consumir é errado por várias questões como: deveríamos comprar apenas o que é necessário, é feio ostentar e se comprarmos, temos que esconder de todo mundo e agir naturalmente quando passear com aquele look maravilhoso da última coleção.

Agora eu te pergunto: por quê é errado consumir? Afinal, vivemos em um mundo capitalista que é movido por duas forças: trabalho e consumo. O trabalho é sempre super valorizado, quem trabalha é honesto, digno, esforçado. Concordo com tudo isso, mas por que não se pensa o mesmo quando a questão é consumo? A lógica é que exista trabalho para que se produza bens e serviços, logo, é nítida a necessidade do consumo para a roda do capitalismo girar.

O mais engraçado é que não se vê trabalho atrelado ao Capitalismo, e sim a palavra consumo – que sempre vem com adjetivos pejorativos como exacerbado. Claro que há limites para o consumo, não precisa mesmo ser apenas ostentação ou comprar para se exibir, mas não vejo nada de errado em consumir coisas que te agradem. E não falo só de moda ou roupas, mas sim de comer em restaurantes bons, viajar e tudo mais que essa indústria gigantesca nos oferece! Consumir é saudável e necessário, mas como tudo na vida, com moderação.

O que vocês acham sobre consumir?

Fotos: Reprodução
 
A Romwe está com uma super promoção para o Dia das Mães! São mais de 1500 peças com descontos até 70% para você presentear sua mãe até o dia 12 de maio, não dá para perder!http://www.romwe.com/7ht–Mother’s-Day-Sale-c-505.html

 

romwe 2

Gostou do post? Compartilhe:
Facebook