No sábado (28) fui prestigiar a 5ª Tarrafa Literária – evento cultural em Santos o qual tenho o orgulho de dizer que ajudei na organização da primeira edição porque sou apaixonada por livros e acho bem importante fomentar a cultura na cidade. Sempre tem convidados incríveis para mesas redondas e palestras e uma das que me chamaram atenção para comentar aqui no blog foi com a papisa da Gloria Kalil, o psicanalista Contardo Cagliaris e como mediador, o jornalista Matthew Shirts. Gravei o áudio da mesa redonda e separei alguns trechos interessantes com citações da Gloria Kalil sobre moda:
[Sobre Estilo] “Todo mundo acorda e faz uma escolha da roupa que se usa todos os dias, é a vestimenta que mostra quem você é e como quer ser visto pelo mundo. As roupas são a expressão da personalidade – fator determinante na escolha do estilo.”
[Ser Chic e Etiqueta] “Ser chique é uma união da aparência com o conteúdo – comportamento e educação, ou etiqueta. Etiqueta é a ética do cotidiano, tem mais a ver com a civilidade enquanto a aparência tem a ver com a beleza e adequação social.”
[O que é Moda] “A Moda hoje é multifacetada, até os anos 50 era ditatorial, como classificação social. A partir dos anos 60 é a contraposição da cultura x contracultura, os jovens surgem como consumidores e mudanças de padrões. Já no anos 90 a moda se torna múltipla dada ao fato da globalização e comunicação. A Moda é uma grande oferta e o estímulo é a escolha pessoal que identifica seu estilo; é um sistema de renovação permanente que invadiu todos os setores que devem se mostrar atualizados, não somente o do vestuário, a fim de girar o capitalismo.”
Aproveitei para comprar um livro ótimo da Glorinha (Fashion Marketing – assim que eu ler, faço resenha aqui no blog!), pedir autógrafo e tirar mais uma foto com ela – já tenho uma coleção! E também aproveitei para fazer uma entrevista sobre qual vai ser o futuro dos blogs na internet, sobre moda e look do dia! Quem aí tá curioso para ler as respostas?
1- Qual é o futuro dos blogs de moda?
Gloria Kalil: Vão ficar os bons, os que têm seriedade e que de fato tem uma opinião, os outros o mercado vai se encarregar de eliminar.
2- Quais são as melhores categorias para um blog de moda?
Gloria Kalil: Os blogs de moda tomaram uma característica muito parecida, são todos iguais: uma menina bonitinha que se veste e se fotografa o tempo inteiro. Agora, tem algumas mais informadas e tem outras que são pagas e não entendem nada do assunto. O critério é que cada vez mais essas meninas se informem sobre moda, tenham conhecimento da história da moda e se tornem profissionais melhores e mais conscientes.
3- Você acha que tem muitos blogs bons que não tem a visibilidade que deveria?
Gloria Kalil: Isso sempre acontece, mas eu acho que os bons acabam aparecendo, mas precisam um pouco mais de originalidade. A Garance [ Garance Doré – namorada do The Sartorialist – primeiro blog de fotografias de street style no mundo] olhou os blog de moda brasileiros e disse para mim “Incrível! Aqui todo mundo se veste para ficar igual, mas na França nos vestimos para ser diferentes.“. Acho que aqui [no Brasil] há só um padrão que aparece de modo que acho que os bons e com personalidade têm chance de aparecer.
Foram perguntas rápidas, mas que acabam esclarecendo muitas coisas, não é? As respostas ficam de reflexão para todas as meninas que têm blogs de moda, inclusive para mim, e para quem quer começar no mundo da moda.
Gostaram da entrevista com a Gloria Kalil?
Fotos: Fashion Frisson
Gostou do post? Compartilhe:
Facebook