Se tem uma coisa que adoro fazer nas horas livres é customizar roupas ou fazer bijoux no melhor estilo Do It Yourself! Curto muito procurar passo a passo na internet e também inventar coisas, sempre que faço isso, coloco aqui no blog: já tivemos pulseira, maxi-colar, short com spikes, entre outros! 
Faz um tempo que queria compartilhar com vocês um passo a passo que amo e faço sempre: pulseiras de macramê! Tenho milhares! Vocês sempre comentam que curtem as pulseiras handmade nos meus looks do dia, então vim mostrar para vocês como fazer igual! Claro que o DIY é um modelo simplificado, mais para vocês aprenderem o ponto de macramê, a partir dele, você pode criar o que você quiser!
O material é bem simples, são coisas que vocês encontram em lojinhas com material para bijouterias ou armarinhos, toda cidade tem! Gosto de usar a linha encerada para macramê porque é mais fina que o fio, acho que o resultado fica mais delicado. É preciso 2 metros de linha para cada pulseira: um pedaço com 40cm que vai servir de base e outro com 160cm para trançar. A vela e o fósforo é para dar o acabamento na pulseira. Agora que já têm o material, vamos lá!
Eu aconselho prender o fio de base (40cm) com durex nas pontas de uma mesa para ficar firme e facilitar o macramê, pegue o fio comprido e faça um cerca de 10cm do fio de base com as duas pontas de tamanhos iguais. Comece a trançar de acordo com o passo a passo acima, um bom truque para não se perder no ponto é fazer um nózinho em uma das pontas – esse vai ser sempre o fio que vai começar o ponto de macramê!
É bem fácil: você passa o fio A por baixo do fio base e por cima do fio B, depois o fio B por cima do fio base e por baixo do fio A. Então é só puxar as duas pontas que o nó está feito! cada nó representa um ponto de macramê!
Aqui está uma “receita” de uma pulseira que faço sempre para um tamanho de pulso de 17 a 18 cm, lembrando que a pulseira é regulável! São 50 pontos, ou seja, nós de macramê, aí você coloca o badulaque que quiser no fio, eu escolhi uma caveira,  passa os fios pelos lados do badulaque e faz um novo nó. Depois, faz mais 40 pontos de macramê e parte para a finalização: essa parte é um pouco mais complicada.
Primeiro, você une os dois lados fio base, formando um fio duplo – repare que já vai ficar um círculo, na forma da pulseira mesmo – e faz mais 10 pontos englobando as duas pontas do fios base, bem simples! Quando terminar, coloque as bolinhas de metal nas duas pontas do fio base e dê um nózinho. Queime todas as pontinhas para a pulseira não se desfazer e pronto! São bem fáceis de fazer, mas demora um pouquinho até pegar a prática, é um bom investimento para aumentar sua gama de acessórios!
Curtiram o passo a passo?
Fotos: Reprodução
Gostou do post? Compartilhe:
Facebook