As Regras de Etiqueta do Óculos de Sol Quando Usar ou Tirar 2

Esses dias eu li uma matéria incrível sobre Etiqueta no site Who What Wear, mas o que mais chamou atenção foi em relação aos óculos de sol. Na verdade, nunca tinha pensado para pensar direito nas “regras de etiqueta” em relação à esse acessório, para mim bastava: lugares externos ok, lugares internos – tirar! Porém, há várias exceções e decidi compartilhar com vocês as dicas da expert em Etiqueta – Diane Gottsman – vem comigo!

Quais são as ocasiões em que é considerado rude usar óculos de sol?

“Qualquer momento que você vai encontrar alguém em público, dentro de casa, em um escritório, no almoço, em uma reunião ou restaurante – sempre que conversar com uma pessoa é preciso tirar os óculos de sol em sinal de respeito e para mostrar que você está prestando atenção! Em funerais e casamentos: os óculos de sol ficam na bolsa!”

Se você sai durante o dia, rapidinho, em algum lugar fechado tipo uma farmácia, é preciso tirar os óculos de sol?

“Sim e Não. Quando você conversar com uma pessoa, é de bom tom fazer um esforço extra e tirar os óculos. Se você vai a algum escritório, loja, na farmácia, etc…sim, tire os óculos de sol. Se você está, por exemplo, abastecendo o carro em um posto de gasolina não há necessidade de tirar porque você está “em trânsito”. A mesma coisa vale para um dia de praia, um piquenique ou uma corrida – só retirar os óculos se começar uma conversa séria com alguém.”

As Regras de Etiqueta do Óculos de Sol Quando Usar ou Tirar 1

O que fazer em um almoço de trabalho e você está sentado na parte de fora?

“O ideal é que você retire os óculos porque eles formam uma “barreira” entre você e seu convidado, a menos que o sol esteja “te cegando” e todo mundo esteja de óculos de sol também. Claro que seria uma situação rara porque o ideal é escolher uma mesa confortável.”

O que fazer em um casamento diurno?

“Os noivos não vão gostar de ver os convidados de óculos de sol nas fotos do casamento. A regra geral é tirar os óculos, no entanto, se estiver muito sol e nenhuma sombra, você precisa sim proteger os olhos. Normalmente, óculos de sol em ocasiões formais são totalmente restritos.”

Mais Algumas Dicas:

  • Tenha certeza que escolheu o modelo certo de óculos de sol: deixe os modelos coloridos e diferentes para um dia de praia ou relax total. Para os dias de trabalho, o ideal é um óculos mais clássico.
  • Não use os óculos como um acessório para os cabelos – apenas em situações que você precise de rapidez vale colocá-los na cabeça, mas de modo geral, é melhor guardá-los na bolsa. Fica mais elegante.
  • Basicamente, os óculos de sol causam uma “barreira” entre você e qualquer outra pessoa – a menos que o seu objetivo seja esse, sempre tire os óculos em uma conversa. Sempre gera dúvidas se você está prestando atenção, para onde está olhando e por aí vai…

Prontas para Arrasar com Óculos de Sol?

Fotos: Fashion Frisson

 

Gostou do post? Compartilhe:
Facebook